O Senhor Fluxo de Caixa

Uma das principais atividades de uma empresa desde o início, independente do segmento em que atua e do porte, é a gestão do Fluxo de Caixa.
É no Fluxo de Caixa que estão todas as informações das entradas e saídas financeiras da empresa. E é por meio da análise do Fluxo de Caixa que podemos decidir quando e como comprar, quando e como vender, como pagar, se podemos contratar, fazer financiamentos, enfim, realizar as atividades do dia a dia de uma empresa sabendo que não estamos comprometendo as finanças da empresa.
O Fluxo de Caixa tem que possibilitar a visualização e compreensão das movimentações financeiras em períodos preestabelecidos. Este período pode ser semanal, quinzenal mensal, etc., mas tem que ter um acompanhamento diário.
Mantendo o controle do Fluxo de Caixa em ordem pode-se entre muitas outras coisas:
– Analisar se as vendas realizadas serão suficientes para cobrir gastos previstos no futuro;
– Auxiliar na tomada de decisões de forma antecipada em caso de falta ou sobra de dinheiro na empresa;
– Perceber se os recursos financeiros próprios são suficiente ou se haverá necessidade de     recorrer a recursos de terceiros para tocar o negócio por um determinado período;
– Avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir compromissos.
É por isto que no título deste texto eu chamo o Fluxo de Caixa de Senhor, pois é ele que nos orienta financeiramente no dia a dia na empresa, sem o controle do fluxo de caixa fica difícil navegar no mundo dos negócios.
A seguir um relatório do Fluxo de Caixa gerado pelo SOL Empresarial, Sistema de Gestão On Line para Micro e Pequenas Empresas.
Experimente clique aqui

Imagem

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário